quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Consumo Compulsivo - A DOENÇA DO SÉCULO XXI

O consumismo compulsivo trata-se, na realidade, de um distúrbio bastante complicado do ponto de vista psiquiátrico e psicológico, e que atinge, sobretudo, as mulheres.

Os especialistas afirmam que o consumo compulsivo está associado à frustração, solidão ou ainda a transtornos psiquiátricos. A compulsão surge, em geral, por volta dos 18 anos e leva aproximadamente dez anos para se consolidar.

Os compradores compulsivos, no período que antecede o acto do consumo, apresentam reacções físicas próprias da ansiedade: aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da sudorese, bem como irritação e agressividade. Essa ansiedade é reduzida no momento da compra ou logo após a mesma. Pouco depois, surge o sentimento de culpa e o remorso, gerando uma baixa de auto-estima.

A longo prazo, o impulso transforma a rotina do indivíduo e compromete o seu equilíbrio emocional. Aliado a esse problema, é comum identificar-se também distúrbios como bulimia, anorexia ou alcoolismo.

As compras passam, então, a funcionar como uma espécie de droga leve. A impossibilidade de satisfazer o desejo de consumo agrava a ansiedade do indivíduo englobando-o num círculo vicioso. Este distúrbio provoca, normalmente, desconfortos profundos, dificuldades de relacionamento e uma tendência para ter carências por aquisição de objectos. Nesse mesmo sentido, pesquisas já demonstram que o consumo é menor entre indivíduos cujas relações humanas são satisfatórias.

Como tratamento os especialistas sugerem que a saída para os afectados por este distúrbio seria aliar o tratamento psicológico ao tratamento médico, inclusive, a ingestão de fármacos.


Diana Veigas
 Fonte: http://hvcp.com.br/em-debate-consumo-compulsivo-%E2%80%93-a-doenca-do-seculo-xxi/

Sem comentários:

Enviar um comentário