quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Produção em massa

Produção em massa é o termo que designa a produção em larga escala de produtos padronizados através de linhas de montagem. Esta tornou-se um modo de produção muito difundido pois permite altas taxas de produção por trabalhador e ao mesmo tempo disponibiliza produtos a preços baixos. A produção em massa utiliza uma alta proporção de máquinas em relação ao número de trabalhadores. Com o custo do trabalho mais baixo e alta taxa de produção, a proporção de capital aumenta enquanto as despesas correntes diminuem, em comparação com outros modos de produção.

Foi durante o período entre 1898 e 1910, que a indústria do vestuário feito em massa começou, tanto na Inglaterra como na América com a expansão das fábricas de confecção. Nos Estados Unidos havia um grande campo para roupas feitas em massa. As grandes distâncias geraram a possibilidade de se produzir e vender roupas em grande quantidade, com modelos e tamanhos diferentes para serem distribuídos para diferentes centros. Nas décadas de 20 e 30 houve uma grande evolução na indústria de roupas, onde conseguiram criar um padrão de medidas para roupas masculinas para serem produzidas nas fábricas em grandes quantidades. Durante a década de 50, com o fim do período das guerras mundiais, houve uma melhoria nas condições de vida e com isso, o crescimento de uma sociedade consumidora.
Outro factor que contribuiu enormemente para o desenvolvimento da industrialização de roupas foi o surgimento do mercado voltado aos jovens. Na metade da década de 60, quase metade das roupas industrializadas era destinada à faixa etária de 15 a 19 anos de idade. Esta mudança nos hábitos de consumo da juventude foi um fenómeno na área da moda. O crescimento do mercado consumidor de moda criou um modelo padrão de elegância a nível global. Estas mudanças exigiram reformulações nas estruturas de trabalho e aprimoramento de máquinas nas fábricas.


João Silva
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Produ%C3%A7%C3%A3o_em_massa 

Sem comentários:

Enviar um comentário